SIC de Angola prendeu dois soldados russos da Wagner, que estavam envolvidos em incentivar manifestações.
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve dois cidadãos supostamente russos, identificados como Lev Lakshtanov e Igor Ratchin, alegadamente ligados ao grupo paramilitar Wagner. Os dois operavam em território angolano e são apontados como financiadores de cidadãos nacionais para a promoção de manifestações e actos de pilhagem.
Baixar os vídeos aqui
Importa realçar que o SIC está no encalço de outros suspeitos já identificados, que terão recebido montantes em dólares norte-americanos e kwanzas, destinados ao financiamento de manifestações nas províncias de Luanda e Benguela. Durante a micro-operação realizada, foram apreendidos diversos meios de prova, tais como computadores de várias marcas, cartões de memória, discos rígidos externos, pen drives, vários telemóveis, cartões SIM, documentos diversos e recibos de transferências financeiras utilizados na prática da actividade criminosa. Foram igualmente apreendidos valores monetários em dólares norte-americanos, kwanzas e rublos, moeda russa.
As investigações continuam e apontam também para o possível envolvimento de figuras políticas e militares nacionais, cujos nomes ainda estão sob análise das autoridades competentes.
Assistir a reportagem toda por baixo: