Lionel Messi Sem Vantagem no Mundial da Russia

Lionel Messi Sem Vantagem no Mundial da Russia
Messi, Aguero, Higuain, Dybala, Di Maria...tudo jogador de classe mundial, todos titulares nas grandes equipas da Europa. Juntos, nĂ£o conseguem render na SeleĂ§Ă£o da Argentina. NĂ£o nesta Argentina de Jorge Sampaoli. A derrota por 3-0 frente a CroĂ¡cia, na 2.ª jornada do Grupo D deixa os argentinos em 'maus lenĂ§Ă³is', e a depender de terceiros para se apurar.
O homem que guiou o Chile uma vitĂ³ria na Copa AmĂ©rica frente a sua Argentina, que colocou Alexis SanchĂ©z, Arturo Vidal e companhia a 'comer' a relva e a jogar um futebol atrativo, Ă© incapaz de repetir a fĂ³rmula no seu paĂ­s. A Argentina sĂ³ estĂ¡ no Mundial2018 graças ao gĂ©nio de Messi, depois de uma fase de qualificaĂ§Ă£o sofrĂ­vel na zona sul-americana, onde sĂ³ no derradeiro jogo, com um hat-trick do avançado do Barcelona, conseguiu um lugar nos 32.
Nos jogos de preparaĂ§Ă£o continuou a desiludir, com exibições paupĂ©rrimas e decisões que desesperam os argentinos. A insistĂªncia em jogadores como Meza para a frente ou Lucas Bigglia no meio-campo deixam os argentinos com os nervos em franja. As constantes mudanças tĂ¡ticas, entre o 3-4-3, o 4-3-3 e o 4-4-2 de nada trouxeram ao jogo da seleĂ§Ă£o das Pampas. E em dois jogos no Mundial2018, a Argentina nĂ£o conseguiu apresentar algo que capaz de levar a crĂ­tica a coloca-los no lote de favoritos. Porque ter Messi nĂ£o chega.
Depois do empate frente a IslĂ¢ndia na jornada inaugural, esperava-se uma resposta, a nĂ­vel exibicional, frente a CroĂ¡cia, equipa que chegou a este jogo com trĂªs pontos, mas tudo foi pior. A equipa depende muito do que Messi pode fazer e o astro nĂ£o consegue ligar-se com a restante equipa como faz no Barcelona. Quando Messi tem bola, hĂ¡ poucas linhas de passe, nĂ£o hĂ¡ movimentos de penetraĂ§Ă£o nas costas da defensiva contrĂ¡ria,... nada. E sozinho, Messi nĂ£o joga.
A CroĂ¡cia, guiado por Rakitic e Modric (fez um jogĂ£o) e mais tranquilo no terreno, conseguiu anular, sem muitas dificuldades, o perigo argentino. E na frente, Pesiric, Mandzukic e Rebic iam deixando a defensiva 'albiceleste' aos papeis.
Sampaoli atĂ© tentou agitar as Ă¡guas, atuando agora em 3-4-3, com Acuña e Salvio nas alas e Enzo Perez no meio.
Cabalero evitou o primeiro aos cinco minutos numa boa defesa a remate de Perisic. Aos 30 Ă© Enzo Perez a ter a melhor oportunidade do primeiro tempo para a Argentina mas o seu remate, apĂ³s desentendimento entre Lovren eSubasic, saiu ao lado. A primeira parte ficava assim resumido, com a Argentina a ter mais bola e a CroĂ¡cia mais perigosa em transições rĂ¡pidas.
No segundo tempo chegou o descalabro. Aos 53 minutos, Ante Rebic pressionou Cabalero, o guarda-redes argentino tentou passar a bola por cima do atacante croata mas acabou por deixar a bola em boa medida para um remate de primeira de Rebic, para desespero dos argentinos. Sampaoli batia palmas, tentava incentivar a equipa mas estava aĂ­ a primeira 'marretada' numa noite que seria de pesadelo no EstĂ¡dio de Nizhny Novgorod.
Sampaoli teve de mexar. Lançou Higuain para o lugar de Aguero, um dos melhores, fez entrar ainda Dybala e PavĂ³n para os lugares de Salvio e Enzo PĂ©rez mas nĂ£o havia ideias em campo. Do outro lado, a classe era tanta que atĂ© arrepiava. Rakitic mas principalmente Modric impunham a sua lei no miolo, Perisic e Mandzukic davam continuidade Ă s jogadas dos craques de Barcelona e Real Madrid, respetivamente.
A Argentina, de rastos, sem ideias, criou a situaĂ§Ă£o de perigo aos 64 minutos, numa das poucas jogadas de envolvimento atacante. HiguaĂ­n foi lançado por Messi, centrou, Mezza rematou contra Subasic, Messi tentou a recarga mas a bola bateu de novo no guarda-redes croata e saiu para fora. 'Morria' aĂ­ o ataque da Argentina e entrava em cena as estrelas da CroĂ¡cia.
Aos 81 minutos, Luca Modric fez levantar o EstĂ¡dio de Nizhny Novgorod com um dos melhores golos do torneio. Recebeu Ă  entrada da Ă¡rea, bailou sobre Otamendi antes de disparar uma 'bomba', colocada, junto ao poste esquerdo de Cabalero. Que golaço! Aos 86 Rakitic viu a trave devolver-lhe um remate que levava selo de golo mas o craque do Barcelona fechou a contagem aos 90, num lance de contra-ataque onde apareceram trĂªs croatas em situaĂ§Ă£o de finalizaĂ§Ă£o.
A Argentina fica torcer por uma derrota da IslĂ¢ndia frente a NigĂ©ria para depois golear os africanos na derradeira jornada. Ou entĂ£o um empate entre ambos desde que na 3.ª ronda os islandeses percam com a CroĂ¡cia e a Argentina vença a NigĂ©ria. Muitas contas para fazer.

Enviar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios